Páginas

sábado, 30 de março de 2019

Resenha do Livro: Sobrevivendo no Inferno por Racionais Mc's

|
LIVRO: Sobrevivendo no inferno
AUTOR: Racionais Mc's
EDITORA: Companhia das Letras
EDIÇÃO:1° Edição

SKOOB  | AMAZON

Na virada para os anos 1990, os Racionais MC’s emergiram como um dos mais importantes acontecimentos da cultura brasileira. Incensado pela crítica, o disco Sobrevivendo no inferno vendeu mais de um milhão e meio de cópias.
Agora publicados em livro, precedidos por um texto de apresentação e intermeados por fotos clássicas e inéditas, os raps dos Racionais são a imagem mais bem-acabada de uma sociedade que se tornou humanamente inviável, e uma tentativa radical, esteticamente brilhante, de sobreviver a ela.
“Foi com Sobrevivendo no inferno que a juventude negra e periférica se formou. Por causa deste disco muita gente se graduou em autoestima e não entrou para a faculdade do crime.” ― Sérgio Vaz
“O relato não frio, histórico e real da mentalidade que massacra e exclui no Brasil.” ― Criolo


(…) a obra dos Racionais faz apologia à criminalidade? Muito pelo contrário: basta acompanhar as letras de todas as canções e tentar encontrar algum caso de algum criminoso que não tenha um final trágico. ‘A vida bandida é sem futuro’: essa talvez seja a principal lição do disco.

                                                           MINHA RESENHA



Simplesmente Incrível!
Racionais Mc's surgiram na virada dos anos 90 e foram um dos mais importantes acontecimentos pra nossa cultura, o disco Sobrevivendo no Inferno, que foi lançado em 1997 foi um fenômeno de vendas e agora o álbum foi publicado em livro com um texto de apresentação que nos mostra claramente que o Rap dos Racionais é a imagem mais bem feita de uma sociedade problemática e de uma tentativa radical de sobreviver a ela.
Racionais Mc's são percursores de uma reivindicação a inclusão do pessoal da periferia, já que a exclusão vem das condições desse sistema que vivemos de que quem vem da periferia é marginal, preto é bandido e pobre não tem chance de crescer. Nesse livro descobrimos de forma genial que o álbum não é apenas musical, ele conta histórias, ele conta fatos, você não apenas ouve , você sente na alma a intensidade da pregação dessa realidade. Duvido ser possível, mas admiro ainda mais o trabalho do grupo que nunca se dobrou para a mídia e seguiu amadurecendo suas idéias e perspectivas da realidade da periferia e assim se consolidou de forma intensa na sociedade, se tornando uma das grandes influencias do Rap. O que posso dizer é que a leitura é forte e intensa, organizada de uma forma distinta em que você começa a perceber diferentes nuances na forma como o álbum é tocado, com letras reais, fortes, crus que contam uma realidade que pra muitos pode ser esquecida, mas que é o dia-a- dia de muitos. Simplesmente fantástico.

CLASSIFICAÇÃO

2 comentários:

  1. Ricardo Rocha, 25 anos, modelo negro, gay assumido, solteiro e sem filhos. Adoro exercícios físicos e cuidar da minha aparência. Sou ativista em causas LGBTQ+ e protetor dos animais.
    http://saparevabanya2016.info/dica-sobre-espiritualidade/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é ótimo mesmo! Excelente resenha!
    Acessem: https://www.paraisofeminino.com.br/calcados/tenis

    ResponderExcluir